quinta-feira, 28 de julho de 2011


Cinco Lições sobre a vida e a morte de 

Amy Winehouse


Tragédia anunciada: a jovem e talentosa cantora Amy Winehouse, de apenas 27 anos, foi encontrada morta em sua casa em Londres. Duvido que alguém tenha se surpreendido com a notícia, já que o estado debilitado de sua saúde era nítido faz tempo. Gostaria de compartilhar 5 lições sobre sua vida e morte. Vem comigo?
1. Somos frágeis: nosso corpo tem limites que, uma vez desrespeitados, podem nos levar à morte. Não estou falando apenas de cocaína, ecstasy e crack, mas também da nicotina, álcool e outros menos populares. A quantas anda seu IMC? E o colesterol ruim? Níveis de açúcar? E a pressão arterial? Pois é, esses elementos são tão letais quanto as drogas, mas por agirem no silêncio podem trazer a falsa ilusão de que tudo vai bem.
2. De que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Frase cunhada por Jesus quase 2 mil anos atrás (Mt 16:26), ainda não encontra eco no nosso “eu” mais profundo. Queremos nos tornar famosos, ricos, ter muitas posses, mas para quê? Uma vida sem significado tem tudo para acabar como a de Amy.
3. Não somos deuses: fama, riqueza e status podem criar uma imagem equivocada sobre nossa condição. Famosos não são mais resistentes que outros, mesmo que os fãs ou os interesseiros à volta possam achar. Do pó viemos, e a ele retornaremos.
4. Any foi encontrada morta: morreu sozinha. Não sei se por causa do estilo de vida, ou por qual outro motivo, mas nem todo sucesso e milhões de fãs podem encobrir o vazio da solidão. Onde é que estavam os amigos? E a família? Somos seres criados para o relacionamento. Quem sabe se uma voz amiga ou alguém que amasse a verdadeira Amy não poderiam ter evitado essa morte prematura?
5. A dor de um pai: também sou pai, e me lembro comovido de Amy levando bronca do pai em estado de nítida embriaguez (veja). Que dor terrível para ele ver no que se transformou a filha criada com tanto carinho (suposição minha). Deve ser uma dor indescritível para esse pai, a quem presto minhas condolências anônimas.
O mundo está menos belo sem a voz de Amy. Fica o alerta para buscarmos significado para vida. O “mundo de Caras” é bem menos glamouroso do que nos parece. Que Deus tenha misericórdia de todos os que estão no mesmo estado em que Amy se encontrava. Que Ele, também, resplandeça o rosto de Jesus sobre nós, para que possamos anunciar-lhes as boas novas do evangelho e levá-los ao autor e consumador da fé: Jesus.
Adeus, Amy.
Por William Mazza

quarta-feira, 27 de julho de 2011

LEIA COM ATENÇÃO


"Os teus olhos são a luz do teu corpo. Se eles 

forem bons, todo o teu corpo

terá luz; mas se eles forem maus, todo o teu 

corpo será tenebroso. Se, pois, a

luz que há em ti são trevas, quão grande não 

serão essas mesmas trevas!"

(Mateus, 6:22-23.)"

DEVOCIONAL

“... Sansão desceu...” – Juízes 14:1 NKJV

Sansão perdeu tudo por diversas razões. Em primeiro lugar, relacionamentos errados. Quando Deus diz não a um relacionamento, Ele não está punindo você, mas protegendo-o. “Mas eu me sinto tão bem quando estou com ele”, você diz. Deus vê aonde essa estrada irá levar, e você não! É melhor querer o que você não tem, do que terminar com o que você não consegue lidar. Em segundo lugar, desobediência voluntária. Por três vezes, lemos: “Sansão desceu”. A terceira vez, ele acabou nos braços de Dalila! E então, esse relacionamento está levando você para cima ou para baixo? O poeta escreveu: “Meus antigos companheiros, adeus, para o inferno não vou com vocês”. A Bíblia diz que “Sansão desceu” para Timna e casou-se com uma garota da Filístia, quebrando a lei de Deus. E embora ela o tenha traído, “... o Espírito do Senhor tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens” (Juízes 14:19 NKJV). Talvez Sansão achasse que Deus iria desculpá-lo porque ele era tão “especial”. Na verdade, “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Provérbios 29:1 NKJV). Arrependa-se, antes que o seu tempo se esgote! Em terceiro lugar, confiança na pessoa errada. “[Dalila] disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer...” (Juízes 16:20-21 NKJV). Quando a benção de Deus não está mais sobre o que você está fazendo, é hora de entender que há pecado em sua vida e que você precisa tratar com ele, e que o segredo da sua força está em Deus, e não em você.

Porção Diária: Leia Dt 3-4, Mt 12:1-14, Sl 46, Pv 16:20-22

LEIA COM ATENÇÃO

"A vossa palavra seja sempre agradável,


 temperada com sal, para saberdes como 


deveis responder a cada um". 


Colossenses 4:6 

Os maridos devem ter cuidado redobrado, pois por natureza são mais racionais do que emocionais e suas palavras tendem a ser mais duras e grosseiras. Por isto a Bíblia adverte:

"Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com aspereza" 
Colossenses 3:19 
"Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações". I Pedro 3:7 
Embora seja verdadeiro e aplicável aqui o ditado de que "é melhor prevenir do que remediar", precisamos reconhecer que muitas vezes falhamos permitindo desentendimentos que poderiam facilmente ser evitados. Neste caso, devemos aprender a consertar e tratar com estas situações. Mas não podemos esquecer também que mesmo havendo perdão e reconciliação depois do erro, quando ele se repete muito vai gerando desgaste e descrédito, e isto exige uma dimensão de restauração maior depois.
As intrigas no lar roubam o prazer de outras conquistas, como escreveu Salomão, pela inspiração do Espírito Santo:
"Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado e com ele o ódio". 
Provérbios 15:17 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mulher Cristã - Uma Mulher Segundo o Coração de DEUS


Como você e eu podemos nos tornar mulheres cristãs dedicadas ao SENHOR,
mulheres que vivam para o SENHOR e O amam profundamente?

O que podemos fazer para realizar escolhas que demonstrem que somos
mulheres cristãs segundo o coração de DEUS?

Uma Mulher, Segundo o coração d
e DEUS, deve ter:

Um coração dedicado ao SENHOR;
Um coração firme na Palavra do SENHOR;
Um coração comprometido com o SENHOR;
Um coração que obedece ao SENHOR;
Um coração que se submete ao SENHOR;
Um coração que ama ao SENHOR;
Um coração fortalecido pelo crescimento espiritual no SENHOR;
Um coração que encoraja;
Um coração segundo o coração do SENHOR.

Comprometa-se com você mesma a escolher servir ao SENHOR e cumprir os Seus mandamentos, com todo
seu amor, com todo seu entendimento, em toda decisão, pensamento, palavra e resposta.

A paz e a felicidade genuínas só são alcançadas quando as mulheres vivem segundo o coração d
e DEUS
e obedecem aos Seus mandamentos em todas as funções que exercem na vida.

Neste grupo, aprenderemos com ternura e graça , como ser Uma Mulher Segundo o Coração d
e DEUS.

Abra o seu coração e deixe que o SENHOR o preencha com tudo o que Ele tem de melhor para você.

Permita que Ele transforme a sua vida e prepare o seu coração e sua
mente para que possam acolher Sua obra grandiosa.

Você terá paz e alegria duradouras se viver uma vida de oração, uma vida de comunhão,
uma vida de uma Mulher, Segundo o Coração d
e DEUS

sábado, 23 de julho de 2011

DEUS NUNCA DESISTIU DE VOCÊ


"Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá." (Is 55.3.)
Eu não o vejo como um pecador irrecuperável, mas como um filho que caiu e precisa do meu perdão. Sou como o pai que diuturnamente espera pelo seu filho. A chama da esperança permanece acesa em meu coração e eu nunca desisti de você.
Você anda desviado, mas ainda sou o DEUS de misericórdia que ama o pecador e pode perdoá-lo. Não sou um capitão enraivecido que espera matar seu soldado desertor, porém sou um DEUS que o ama muito e espera arregimentá-lo novamente para o meu exército! Você ainda pode ser um herói das batalhas do meu reino.
As algemas do pecado que o prendem são quebráveis; nunca desisti de perdoar e nem de amar! Sinto saudades do convívio que tínhamos com tanta intimidade. Não o vejo como um predestinado ao inferno, mas como um filho que se sujou com o pecado e que pode ser lavado pelo poder do meu sangue.
Tenho grandes planos para a sua vida. Com eternas misericórdias quero acolhê-lo e envolvê-lo nos meus braços, como a mãe acolhe o seu filhinho machucado.
Pense em meu servo Davi, ele não caiu na caverna escura do pecado? Sim, porém não fui eu quem fez a minha luz brilhar para acordá-lo e levá-lo ao arrepen¬dimento? Eu o perdoei e ainda lhe dei grandes vitórias; não retirei a sua coroa e não o castiguei eternamente. Bastou que se arrependesse profundamente e largasse o pecado por definitivo. Isto foi o suficiente para devolver-lhe a alegria da salvação.
Pense em Pedro, não foi ele que me negou três vezes? Não foi ele que no momento da minha dor afirmou não me conhecer? Entretanto, foi este mesmo Pedro que chorou amargamente, caiu em si, se arrependeu da sua covardia e buscou insistentemente uma nova oportunidade. Ele foi perdoado e se transformou em um dos maiores pregadores da sua época.
Então? Se eu não desisti de perdoá-lo por que você vai desistir de me buscar? Comece fazendo uma limpeza em seus pensamentos, jogue fora todas as mentiras de Satanás, não olhe para o que a sua doentia mente tem crido, mas olhe para o que eu penso e o que eu falo.
EU SOU JESUS CRISTO TEU SALVADOR E AMIGO, CONTINUO DE BRAÇOS ABERTOS TE ESPERANDO.
VERSÍCULO:

“Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado 

por profecia, com a imposição das mãos do presbítero”.

- 1 Timóteo 4:14
PENSAMENTO:

A vida parece tão ocupada, tão cheia de distrações e listas de

coisas para fazer. Não devemos deixar a nossa “ocupação” 

atrapalhar o nosso serviço ao Pai. Devemos descobrir as 

maneiras com as quais Deus tem nos abençoado para servir

a Ele e ao seu povo; depois devemos nos dedicar àquilo com

todo o nosso coração, alma, mente e força.
ORAÇÃO:
Gracioso Deus, o Senhor tem me abençoado de muitas 

maneiras.

Obrigado por todos esses toques da sua graça. Pai, eu preciso 

da sua ajuda para enxergar claramente os dons que o Senhor 

me deu e fazer desses dons uma prioridade na minha vida 

diária. Obrigado por sempre ouvir as minhas orações. No 

nome de Jesus eu oro. Amém.

DEVOCIONAL


VERSÍCULO:
“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede
todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
-- 1 Pedro 5:5
PENSAMENTO:
A palavra “submissa” freqüentemente é positiva ou negativa, para
cada um de nós, dependendo da experiência que cada um de nós teve
com ela pessoalmente. É bom ter alguém que nos sirva com submissão,
mas servir outros com submissão é trabalho árduo. Infelizmente,
somos egoístas muitas vezes. Mas Deus está trabalhando na oposição
das pessoas que são cheias de orgulho e indispostas para servir
outros, especialmente se os “outros” são cristãos mais velhos!
Independente de ser fácil ou não cumprir o que nosso Pai exige se
nós, devemos nos revestir com humildade!


ORAÇÃO:
Pai, obrigado pelos grandes heróis da fé que aparecem nas
Escrituras. Obrigado pelos outros heróis da fé que compartilharam
seus exemplos e vidas comigo. Abençoe-os com força e saúde. Pai, eu
também peço que o Senhor me use para abençoar e servir todos os
seus filhos, especialmente aqueles que têm vivido muitos anos em
serviço fiel ao Senhor e ao Reino. Por causa da graça de Jesus, e
no Seu nome eu oro. Amém.

domingo, 17 de julho de 2011

Reflexão

Bom  Fim de Domingo!+

DEVOCIONAL

“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos”;

Atos 2:17

Pensamento: Como aqueles vivendo nos últimos dias, cada cristão – jovem e velho, homem e mulher – deve ser guiado e habitado pelo Espírito para dar o seu testemunho sobre a graça de Deus dada a nós através de Jesus Cristo. Como Jesus orou por nós antes da sua morte (João 17:20-23), nós devemos ser unidos através das barreiras de sexo e raças, se o mundo realmente vai saber que Deus enviou seu Filho como Salvador do mundo!
Oração: Deus de todas as nações, por favor, quebre as barreiras que nos dividem e que anulam a maravilhosa mensagem da sua graça. Derrame seu Espírito em nós e convença-nos do nosso preconceito e egoísmo, e substitua-o com o seu amor transcendente. Perdoe-nos, perdoe-me, quando minha própria falta de visão e egoísmo dificultam para que o mundo veja uma Igreja unida, proclamando Jesus como Senhor e Salvador. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 14 de julho de 2011



Entendendo a hiperatividade
Sabemos que é próprio da criança gostar de brincar, fazer bagunça e correr de um lado para o outro. Toda essa movimentação dá uma canseira nos pais ou em seus responsáveis. Entretanto, é necessário ter muito cuidado para não identificá-la erroneamente como portadora do TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

O que percebo é que crianças indisciplinadas, birrentas, malcriadas, falantes e muito espertas, principalmente para o que lhes interessa, são classificadas erroneamente de hiperativas. Estudos apresentados no Manual Diagnóstico e Estático de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, orientam a identificar pelo menos seis características, por um período mínimo de seis meses, e, principalmente, observar se estão causando prejuízos à vida escolar, social e familiar da criança.

Vejamos algumas características da criança portadora de TDAH:

Apresenta dificuldade de concentração;
Não ouve quando alguém fala;
Não consegue terminar uma tarefa;
Tem dificuldade em aguardar a sua vez;
Fala excessivamente;
Não consegue ficar sentada;
Não obedece às regras;
Interrompe conversas sem pedir licença;
Age como se fosse movida a motor.

Portanto, se você perceber que seu filho apresenta algumas dessas características e que seus relacionamentos estão sendo prejudicados, tanto em casa como na escola e no convívio social em situações agradáveis e desagradáveis, procure ajuda de um profissional especializado. Do contrário, verifique se os fatores ambientais são ou não favoráveis, como dificuldade de adaptação na escola, desentendimento entre os pais, perda de alguém importante, maus-tratos, violência, etc. Em muitos casos constatamos que a agitação da criança é o reflexo do que ela está vivendo no seu dia-a-dia.


Família e escola em ação

Para trabalhar com crianças hiperativas é necessário organizar um esquema que envolva todas as pessoas ligadas à criança. É imprescindível e produtivo que ela seja atendida dentro de um esquema multidisciplinar que englobe a família, a escola, o neurologista, o pediatra, o psicólogo, o pedagogo e outros profissionais relacionados ao tema.

Assim, será possível fazer um trabalho comportamental, orientando, recomendando e reestruturando os ambientes, lidando com as dificuldades com amor, paciência, carinho, compreensão e atitudes firmes com sua criança. Lembre-se de que ela é o foco de toda a sua atenção.


A autora do artigo, Maria José Silva, é psicopedagoga


Semeando valores
É de grande importância que os pais ensinem aos filhos a diferença entre o que é bom e o que é ruim desde a mais tenra idade. A Palavra de Deus mostra claramente que os valores de uma pessoa são as qualidades pelas quais ela é aceita no meio social em que está inserida.

É notório que os valores podem variar dependendo da personalidade da pessoa, da sociedade e da cultura. Porém, pais e educadores devem ensinar aos seus filhos os valores nos quais acreditam, e fazê-lo em forma de semeadura, para que seus filhos se tornem adultos saudáveis emocional e espiritualmente.

Plante no coração de seu filho valores como o respeito às pessoas e à natureza, a sinceridade, a honestidade, o amor ao próximo, entre outros. Deixe bem claro para ele que essas características são uma verdade para você, até porque os pais são espelhos para os filhos. Uma educação calcada em valores sólidos faz bem ao corpo, à alma e ao espírito.

Pondere sempre sobre o que você quer transmitir aos seus filhos, e dê bons exemplos a eles. Nunca aja de modo contrário ao que você ensina, pois seus filhos percebem e perdem a credibilidade no maior referencial de vida que adotam: os pais.
Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz(Provérbios 3.1,2 ARA).

A autora do artigo, Maria José Silva, é professora e psicopedagoga



Cultive o amor em família
O amor é um sentimento de afeto, amizade, ternura, carinho,simpatia, sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa.

Amor é a base para uma vida saudável, equilibrada, criativa e feliz. Se você deseja sentir plenamente o amor de Deus,cultive o amor, aprofunde a sua intimidade com o Senhor, realize a vontade dele e ame seu próximo como a si mesmo.

O amor é o primeiro gomo do fruto do Espírito. Sem amor, os outros dons ficam infrutíferos. Por isto o apóstolo Paulo exortou a Igreja: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpre a lei(Romanos 13.8).

Exercite o amor em sua casa, pois a Bíblia nos recomenda aandarmos em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós (Efésios 5.2). A família é abençoada em todas as áreas quando ama e coopera para o bem de cada membro; quando manifesta compreensão, paciência e resignação.

Ame a Deus, a si mesma, a seu marido, aos seus filhos, amigos, colegas de trabalho e de faculdade, ao seu próximo e até aos seus inimigos. Ore neste dia, pedindo ao Senhor que a ensine a amar mais e melhor.

O amor é a chave mestra de um lar feliz.” (C.T. Studd)

Diga Não a Violência Contra as Mulheres!

DEVOCIONAL

“Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai”

1 Timóteo 5:1

Pensamento: Com a juventude vem entusiasmo, paixão e um claro senso de propósito – teimoso, não testado e extremo são os adjetivos usados por alguns mais velhos sobre os jovens. Há uma segurança com a idade por causa de métodos provados com o tempo – sério, previsível e imóvel são os adjetivos usados pelos jovens sobre os mais velhos. Estas diferenças podem causar tensão e conflito; mas ambos têm algo para aprender um do outro. Independente do quão errado um cristão mais velho possa estar, ele ou ela deve ser tratado com o respeito que vem de uma vida provada em fé. Mas cristãos mais velhos devem também estar dispostos a receber correção dos mais jovens, especialmente se é feita com oração por um cristão jovem que tem demonstrado sua humildade, amor e respeito para com os mais velhos.
Oração: Ó, Pai Eterno, Deus da história dos meus ancestrais e segurança do meu futuro, por favor, ajude-me a ser uma pessoa de integridade, especialmente quando eu lidar com aqueles que não são do meu grupo etário. Que eu possa ser respeitoso e cuidadoso na maneira como falo como os mais idosos. Que eu possa ser flexível e aberto para mudar quando for corrigido por alguém mais jovem. Acima de tudo, Pai, coloque pessoas em minha vida que me amarão o suficiente para me perdoar, para apontar meus erros e me ajudar a superá-los. No nome de Jesus eu oro. Amém.
João 15:11

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mateus 25:34

DEVOCIONAL

“Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes”.

Salmos 126:2


Pensamento: Muitos de nós somos ricamente abençoados – se não por bênçãos físicas e financeiras, com certeza pelas bênçãos espirituais dadas pela graça de Deus. O Senhor fez grandes coisas por nós. Vamos louvá-lo com hinos de louvor e vidas cheias de risos e alegria!
Oração: Generoso e gracioso Pai, muito obrigado pelas muitas maneiras através das quais o Senhor tem me abençoado. Seu presente de salvação através do seu Filho Jesus é tão incrível, e me dá esperança e confiança par o futuro. Que todas as bênção físicas e financeiras que o Senhor tem compartilhado comigo tragam glória ao Senhor, e não a mim! Em nome de Jesus. Amém.

domingo, 3 de julho de 2011

Joao 3:30

O Verdadeiro São João



de Dennis Downing
Eu moro no nordeste. Para muitas pessoas aqui, Junho é o mês de São João. Maria, a mãe do nosso Senhor Jesus Cristo e Isabel eram parentes (Lc 1:36). Segundo a tradição, elas combinaram para que, quando o filho de Isabel nascesse, esta ascenderia uma fogueira para avisar a Maria. Daí surgiu a tradição das fogueiras na véspera de São João. O filho que nasceu a Isabel foi aquele conhecido como João Batista.
Hoje, curiosamente, devido à proximidade do feriado de São João com o de Corpus Christi, muitos resolvem “trocar” o feriado de Corpus Christi pelo de São João. Ou seja, ao invés de separar um dia para comemorar Corpus Christi, uma data designada para lembrar a instituição da eucaristia, comemoram uma data mais festiva, a de São João.
Alguns podem alegar com toda razão que nenhuma das datas consta nas Escrituras e portanto não devem ser nem reconhecidas. Mas, outros respeitam e separam um tempo especial para estes dias. Talvez nem devíamos ligar. Ou talvez poderíamos aproveitar a oportunidade para lembrarmos a nós mesmos e aos nossos próximos que, por trás de feriados e datas e nomes de santos, haviam personagens verídicos, com histórias de grande importância para nós hoje. O que será que o próprio João Batista, o “São João”, teria pensado?
A missão de João foi prevista em profecia (Mt 3:3; Isa 40:3; Mal 3:1) e seu nascimento anunciado por um anjo (Lc 1:13-17). Ele era cheio do Espírito Santo desde antes que nasceu (Lc 1:15). Como adulto, João pregou com poder, sendo ouvido por multidões que se arrependeram e foram batizadas (Mc 1:4-5). O próprio Jesus pediu para ser batizado por João (Mt 3:13) e afirmou que “entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista” (Mt. 11:11).
Apesar de tudo isso, João reconheceu que por maior e mais importante que sua missão fosse, ele seria ultrapassado por Jesus. Ao se comparar pessoalmente a Jesus, ele afirmou “Convém que ele cresça e que eu diminua.”
João falou assim de Jesus:
“Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.” Mc 1:7
Quando Jesus quis ser batizado por João, João respondeu: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Mt 3:14
...viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.” João 1:29-30
“Convém que ele cresça e que eu diminua. Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos” João 3:30-31
A profecia a respeito de João focalizou a coisa mais importante que ele seria e faria: “Voz do que clama no deserto”. João proclamou a vinda de Jesus. Ele anunciou a missão de Jesus. Ele não gastou seu tempo e energia falando de si ou de sua missão. Ele se concentrou naquele que era mais importante – Jesus. Alguém disse “João foi apenas uma voz, mas ainda podemos ouvir o som daquela voz ecoando pelos corredores dos séculos.”
O que aquela voz anunciou ainda precisa ser anunciado hoje. O mundo precisa ouvir ainda que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, que há uma esperança e que a morte não é o fim das nossas vidas.
Nos anos ’50 o famoso evangelista W.E. Sangster descobriu que tinha uma doença incurável, que causava atrofia muscular progressiva. Seus músculos iriam aos poucos atrofiar e ele perderia sua voz. Sangster se entregou ao máximo no seu trabalho de missões domésticas na Inglaterra.
Mas, aos poucos sua voz acabou por completo. Tremendo, ele ainda conseguia segurar uma caneta. Na manhã de seu último domingo de páscoa, poucas semanas antes de falecer, ele escreveu um recado para sua filha.
Na mensagem ele escreveu, "É terrível acordar no domingo de Páscoa sem voz para proclamar "Ele ressuscitou!". Porém, mais terrível ainda seria ter uma voz e não ter nada para proclamar."
Ao lembrarmos “São João” nesta época do ano, podemos não ter muita eloqüência ou posição de destaque. Podemos estar apenas num lugar humilde e com poucos recursos. Mas, a maioria de nós temos tudo que João tinha – o conhecimento de quem é Jesus e o que Ele fez por nós – e uma voz para anunciar. Que sejamos fiéis naquilo que o Senhor nos deu e aonde ele nos colocou, vozes proclamando a Jesus Cristo, ainda que no deserto.

Reflexão

“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.”

Lucas 6:35

Pensamento: O discípulo de Jesus ama, ajuda e até empresta dinheiro sabendo que pode não haver retorno aqui. Ele dá dos seus bens e de si mesmo a pessoas das quais jamais espera retorno. Seu motivo não está naquilo que ele pode receber de volta, mas, naquilo que ele já recebeu e quer compartilhar e espalhar. A graça de Deus é abundante e sempre retorna ao doador multiplicada. Quanto mais compartilharmos, mais recebemos de volta. Ela pode não voltar na forma que damos, em amor, bondade ou até dinheiro, mas, ela volta. Seu retorno pode nem ser notável aqui, mas, ela volta - no lar eterno. Se for lá, melhor ainda, porque lá ela durará para sempre. Quem sabe se, por causa do nosso amor abundante aqui, não encontremos algumas pessoas que jamais estariam lá no céu se não tivéssemos dado além do que foi esperado aqui? Jesus acreditou nisso. E nós?
Oração: Meu Pai, será que sou capaz de lhe servir no chamado de um dos seus outros filhos perdidos? Será que o Senhor me permitiu ser atingido por aquela pessoa para que o Senhor pudesse alcançá-la através de mim? Será que só assim ela acreditaria? Ajude-me, Pai, a ver meus inimigos com seus olhos. Ajude-me a amá-los como o Senhor os ama e a servi-los como Jesus quer servir através de mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém. 

DEVOCIONAL

“Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniqüidade, andamos perversamente”.

Salmos 106:6

Pensamento: O pecado não é novidade. A franqueza das Escrituras nos permite a observar a idiotice e rebelião do povo de Deus no passado. Podemos ser convictos pelas oportunidades perdidas deles e os desastres que trouxeram por cima das suas próprias cabeças. Também podemos ser relembrados de quão pouca diferença há entre eles e nós.
Oração: Pai, eu sei que o meu pecado, minha rebelião e minha infidelidade têm magoado o Senhor e sua causa hoje tanto quanto os pecados dos personagens bíblicos O magoaram no passado. Por favor, perdoe-me e fortaleça-me na minha procura de viver uma vida santa e agradável ao Senhor e uma bênção para as pessoas ao meu redor. No nome de Jesus eu oro. Amém.