sábado, 15 de outubro de 2011

Sabe que as vezes me pego pensando se realmente pensamos?
Posted: 14 Oct 2011 05:37 AM PDT

Estamos no ano 2011 as portas de 2012, dizemos ser pessoas civilizadas, cultas, seres humanos ideais, sensíveis aos problemas sociais, idealizadores, batalhadores... É dizemos ...
As redes sociais e maior parte do conteúdo que circula nela não me mostra pessoas bem resolvidas, civilizadas, sensíveis, racionais ... Sinto dizer, mas não me mostra realmente.
Vamos analisar minha página inicial em um dos sites de relacionamento do qual faço parte. Só um instante pra a análise please!
Voltei!
O que eu consegui ler?
5 ofensas pessoais . Alguns chamariam de crítica, mas crítica sem argumento ou com argumento vazio é apenas ofensa.
3 apelos para pararem de cuidar de suas vidas pq dizem não se importar, mas quem realmente não se importa nem compartilha isso em seus murais, afinal é uma grande perda de tempo, pois quem cuida de nossas vidas não se importa com provocações desse tipo pode ter certeza.
 2 piadinhas que reduzem as mulheres a simples objeto de consumo ou simples robôs consumidores, fúteis e burras ,compartilhada por mulheres que talvez sintam-se realmente assim ou não pensam antes de compartilhar.
Algumas frases do tipo a cerveja é a minha vida e detesto meu trabalho ... Como se a vida fosse encher a cara e trabalhar fosse um suplício sem fim. É ... pode mesmo ser apenas sofrimento pra alguns que se dizem idealizadores, mas não tem ideais
Ah tem também meia dúzia reclamando do tédio da vida.
Última vez que reclamei que minha vida tava um tédio, surgiu um problema tão grande e ela foi movimentada de tal forma que jamais disse outra bobagem parecida.
Uma Frase de Shakespeare com o nome autor desconhecido ...
Um desabafo amoroso cheio de ódio de quem diz não se importar com a ex, mas ta morrendo por dentro.
Algumas provocações "saudáveis" de torcidas rivais...
E atualizando a página, dando mais uma corridinha com os olhos vou ver coisa diferente? Não! Vou ver mais insultos, mais ai que tédio, mais detesto o trabalho, mais mulher tentando receber um elogio de mais um desconhecido que diz a mesma coisa pra todas as mulheres, e piadas detonando mulheres e frases atribuidas a Charle Chaplin que na verdade são de Karl Marx ... E mais ofensas ...
É ... parece que somos seres realmente civilizados ...
Diz a Bíblia que a boca fala do que o coração está cheio ...O que escrevemos é reflexo do que pensamos, do que vivemos e do que sentimos ... O mundo está que é só fel .
Vou me citar como exemplo:
Nesse momento faço uma crítica não as redes sociais, mas a maior parte do conteúdo que é passado nela  que influencia jovens e crianças a terem uma postura individualista, irresponsável, leviana e encrenqueira ... que os leva a detestar o que a palavra trabalho simboliza e viver correndo atrás de festas pq bom mesmo na vida é encher a cara e ficar com um pessoa diferente a cada manhã,desvalorizar a família e detestar o sexo oposto pq bom mesmo é brigar pra saber quem é o melhor.
E assim caminha a humanidade ... Se é que se pode dizer que isso seja caminhar.
Mas experimenta na rede compartilhar uma mensagem de fé e veja quantos comentários você terá, experimenta dizer que ama sua família e vamos ver quantos irão compartilhar ...
Mais um exemplo impensado...
Frase com 96 comentários no FACEBOOK.
" Solteira sim. Sozinha nunca"
Traduzindo pra vocês : " Piriguete"
Solteira sim ... totalmente aceitável ... Mas quem nunca fica sozinha pq pega qualquer um em cada esquina é piriguete minhas lindas, disso não tenho a menor dúvida.
Bem, parece que meu coração está cheio de vinagre hoje... Azedaaaaaaaa!
Mas o que quero dizer com essa enxurrada de palavras é ...
Vamos aprender a criticar de forma argumentativa e a ler a crítica das pessoas de forma racional... Vamos comparilhar bons textos, falar de como é bom ter uma família ainda que ela seja cheia de defeitos, vamos apoiar propostas de governo que realmente façam sentidos e mobilizar pessoas na rede para lutar a favor de nossa causa utilizando fortes argumentos e não apenas dizendo asneiras... Vamos mudar o rumo de nossos comentários e passar a analisar o que postamos e ler antes de compartilhar ...
Não deixe seu psicológico ser bombardeado com coisa de pouco valor.
Uma última colocação:
As pessoas que curtem no face suas reclamações, não ficariam perto de você no mundo real 30 minutos sequer. Sabe por que? Pq as pessoas detestam estar ao lado de quem apenas reclama da vida, usa palavras ofensivas e está sempre entediado.
E por fim ...
Mulheres parem de buscar o padrão de beleza estipulado pelas redes sociais. Não existem corpos naturalmente perfeitos ou imperfeitos. O que existem são seres humanos diferentes!
Observem a reprise da novela Mulheres de Areia na rede globo e veja quem eram as mulheres símbolos sexuais dentro da trama... Era um padrão sem silicone, sem esteróides anabolizantes ... E os cortes de cabelo então ...
Um novo padrão se estabeleceu e outro surgirá na próxima década reduzindo mulheres a objeto e nada mais!
Deixo um trecho de A Ditadura da Beleza ou a Revolução das Mulheres para que leiam e reflitam...
Vivemos aparentemente na era do respeito pelos direitos humanos, mas, por desconhecermos o teatro da nossa mente, não percebemos que jamais esses direitos foram tão violados nas sociedades democráticas.
Estou falando de uma terrível ditadura que oprime e destrói a auto-estima do ser humano: a ditadura da beleza.Apesar de serem mais gentis, altruístas, solidárias e tolerantes do que os homens, as mulheres têm sido o alvo preferencial dessa dramática ditadura. Cerca de 600 milhões de mulheres sentem-se escravas dessa masmorra psíquica. É a maior tirania de todos os tempos e uma das mais devastadoras da saúde psíquica.
O padrão inatingível de beleza amplamente difundido na TV, nas revistas, no cinema, nos desfiles, nos comerciais, penetrou no inconsciente coletivo das pessoas e as aprisionou no único lugar em que não é admissível ser prisioneiro: dentro de si mesmas. Augusto Cury
Sem mais ... podem criticar a vontade, falar mal até, mas por favor argumentem estendam-se além de 3 palavras quando forem  discordar do meu ponto de vista ou de outro qualquer.

Por Gi Barbosa

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Devocional

Quinta-feira, 13 de Outubro, 2011
 
VERSÍCULO:
Quebra o braço do ímpio e do perverso, pede contas de sua
impiedade até que dela nada mais se ache.
-- Salmos 10:15
 
PENSAMENTO:
É difícil não ficar desencorajado quando pessoas más fazem o
repreensível. Cristãos em todo continente têm questões que os
perturbam sobre o mal perpetrado no seu canto do mundo, enquanto
autoridades corruptas abusam daqueles que pertencem ao povo de
Deus. Vamos nos juntar, cristãos do mundo inteiro, e pedir para
Deus intervir de maneira clara e decisiva, e acabar com estes dias
de violência e maldade!
 
ORAÇÃO:
Santo e justo Pai, por favor, quebre o poder do mal que reina no
nosso mundo e acabe com ele. Mostre que a queda do poder do mal
está nas mãos do Senhor Jesus. Senhor Jesus, destrua cada poder que
estiver entre Deus e nós, e faça começar o reinado eterno do seu
Reino. À sua glória, Senhor Jesus, e em seu nome eu oro. Amém.
Reflexão para o dia do Professor

Qual professor nunca parou em meio a sua jornada e pensou em desistir? Em jogar tudo pro ar e mudar de profissão, quem sabe vender tomate na feira...
Pois é bem assim que me sinto às vezes.
Se você está se sentindo assim hoje não fique triste pensando que é um estado permanente, pois tenho convicção de que todo professor tem um estado de espírito oscilante.
Essa falta de motivação, essa descrença essa revolta e indignação são perfeitamente normais a nossa classe, por isso hoje eu não vou vir com discurso pronto e acabado, frases de efeito nem nada disso... É difícil mesmo! Concordo contigo em gênero número e grau. E aproveito pra expor minha revolta do dia citando frases que ouvi em reuniões, corredores de escola e agora nas redes sociais.
Está cheio de colega de serviço que não planeja aula e chega à escola perguntando com a maior cara de pau.
_ O que você vai dar hoje? Será que serve pra minha turma?
Têm outras que dizem:
_ Eu só to aqui com essas pestes por causa do dinheiro no fim do mês que diga se de passagem é uma miséria!
Outras esbravejam...
- Eu não agüento mais, o governo não faz nada e esses debilóides estão me deixando louca!
A situação piora nos coletivos. E piora muito!
Venda de ligerie, catálogos de perfumaria e professoras fazendo crochê no momento do planejamento.
A correria pra assinar uma folha antes da reunião acabar pra poder ir pra casa de uma vez e parar de fazer o que consideram trabalho chato. Pra que planejar?
Ah, não posso esquecer os diretores favorecidos e os vice-diretores mais favorecidos ainda que acreditem mal sabem desempenhar a função, mas o prefeito colocou lá, então ta bom e isso é matéria para o texto 3 de UMA PESTE CHAMADA FAVORITISMO.
Partimos para a orientação que em muitas escolas não faz mais que desorientar com conceitos vagos e idéias impostas.
Sem falar que muita  gente ainda confunde democracia com anarquia.  Acham que escola não precisa de regra nenhuma. Em contra partida boa parte sente vontade de voltar aos tempos da palmatória.
E retornamos aos professores desmotivados que nunca aceitam sugestão dos motivados e como a proporção é de 100 desmotivados pra 1 motivado advinha à vontade de quem prevalece???
Pois é meus queridos a desesperança assola e vamos observando, analisando e tentando nadar contra a corrente. E é bem ai que a esperança renasce na certeza que a luta precisa ser diária pra fazer a vida ter sabor. Certo é que lutar coletivamente é melhor, mas se o grupo não deseja contribuir quem sou eu pra obrigá-los a isso?
Não querem ter esperança... Então não tenham... Há coisas que não se pode impor e esperança é uma delas.
Colho cada palavra da boca de professores que às vezes emudeço, paro alguns instantes, a lágrima chega a correr pelo canto do olho e penso:
- Se eu fosse burra sofria menos, se fosse alienada nada disso me importaria!
Outro instante parada e penso:
- Quem teria me ensinado a pensar, analisar, ir contra a corrente, ter opinião própria? Seria tão mais fácil sucumbir e achar normal ficar reclamando e achando que estou fazendo alguma coisa.
Mas o que eu faço mesmo pela educação de meu País? Qual é mesmo a minha grande contribuição que me dê direito de ir pra sala de aula de qualquer maneira e tratar meus alunos por pestes. O que vou fazer em um coletivo de professores? Ver revista de moda enquanto meia dúzia tenta trabalhar e eu faço cara e nojo pra essa meia dúzia chamando-os de bobos?
Sinto muito... É demais pra mim.
Ter que suportar ouvir muitos que nada fazem reivindicando um respeito ao qual não se dão? Não posso conceber, realmente não posso!
Conheço alguns professores excelentes , que são referência pra seus alunos, que motivam, orientam, vendem sonhos e esperança... Reclamam também, mas de uma forma consciente e não sendo levados pelas correntes da vida. É uma reclamação justa, dentro dos espaços cabíveis com os termos adequados.
Os reconhecemos sábios, verdadeiramente mestres, seres pensantes.
Colhi a fala de minha filha de 14 anos outro dia.
- Eu não quero ser professora!
Isso me dói na alma, não pq ela não possa escolher sua profissão, mas pelo motivo que a fez ter a resolução.
Por que minha Filha?
- Por que só vejo professor reclamar 24 horas por dia. Não quero exercer uma profissão péssima, que todo mundo que faz detesta...  E tem muito professor ruim também que não dá aula direito...
- Mas ... ( não consegui concluir a frase)
- Oxe ( ela só diz oxe quando tem convicção) no facebook tem professor que parece que é menor do que eu só escreve besteira e reclama, reclama e reclama ...
Bem, não vou transcrever todo diálogo, mas passei horas (sem exagero nenhum) tentando mostrar pra ela o lado bom da profissão do qual ninguém fala.
Ela externou sua opinião mais uma vez.
- Se ser professor fosse bom alguém falava bem... Nunca vejo ninguém dizer que é bom e tem um monte que não sabe dar uma aula que preste fica lá fazendo hora  enrolando a gente.
É  meus colegas, a desesperança é contagiosa.
E sala de aula é espaço ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ!
É espaço de esperança .Eter esperança não é pra fracos!
Talvez nesse post eu tenha diversas opiniões contrárias a minha e se por ventura alguém tem uma opinião contrária vai escrever comentários gigantescos e convocar mil outros pra comentar também...
Grande parte da população ama uma crítica destrutiva e sem argumentação.
Muitos que concordam comigo e presenciam muitos “profissionais” tendo atitudes que citei aqui vão ficar calados, pois não criamos o hábito de concordar com as pessoas e escrever sobre isso. Estamos no mundo das críticas destrutivas... Estamos presenciando o massacre em rede dos sonhos de da esperança.
Eu esperava que a minha classe tivesse bem mais a compartilhar nas redes sociais que conceitos vazios, apologia ao uso de álcool, ao culto ao corpo, ao desprezo pela família.
Somos críticos e pensantes? Intelectuais ?
Somos apenas seres humanos com uma responsabilidade enorme no mundo a de transmitir esperanças, vender sonhos, lutar por mudanças, incentivar as marchas, reivindicar direitos, aguçar a curiosidade, transmitir um legado as novas gerações, mas estamos demasiadamente cheios de certezas de modo que não julgamos necessário ouvir o outro ... Não se esse outro tem uma visão otimista da vida e do trabalho.
O outro perdeu a  importância  meus queridos!
O outro não importa mais!
É tempo do eu, eu e eu...
Não posso me calar diante disso! Não conseguiria me calar diante dessa situação!
Eu protesto, quero dignidade e valorização ao professor, quero melhores condições de trabalho, quero 10% do PIB pra educação, mas acima de tudo quero profissionais de verdade que se comprometam com o ser professor e que tenham convicção de que como formadores de opinião não podemos sair por ai compartilhando murmuração e desesperança.
Que cumpram seu papel com amor, empenho e dedicação.
Ficamos desmotivados às vezes? Sem dúvida ficamos, mas isso não nos dá o direito de  sair por ai apregoando que nada tem mais jeito, que nada vale a pena ...
Concluo reafirmando como fiz algumas vezes em outros posts...
Eu sou professora e me dou ao luxo de ter esperança
E deixo pra reflexão uma das muitas lições de um educador de verdade.

Uma das tarefas do educador ou educadora progressista, através da análise política, séria e correta, é  desvelar as possibilidades, não importam os obstáculos, para a esperança, sem a qual pouco podemos  fazer porque dificilmente lutamos e quando lutamos, enquanto desesperançados ou desesperados, a nossa  é uma luta suicida, é um corpo-a-corpo puramente vingativo.Paulo Freire


                        Por Gi Barbosa

Devocional

VERSÍCULO:
“Quem entre os deuses é semelhante a ti, SENHOR? Quem é
semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos
gloriosos, autor de maravilhas
-- Êxodo 15:11


PENSAMENTO:
Com quem você compara o incomparável? Como alcança o infinito
com a mente finita? Quando a quintessência de majestade é o Deus
que você contempla, como você consegue falar da majestade de
qualquer outra coisa? Deus exaure nossos superlativos. A glória de
Deus confunde nossas imaginações. A grandiosidade de Deus excede
nossos maiores sonhos. Ele é além daquilo que podemos saber ou
acreditar. A Maravilha de todas as suas maravilhas é simplesmente
esta: ele se limitou para se tornar um nenê, coberto por pais
amorosos em tiras de tecido e colocado numa manjedoura porque não
havia vaga para eles no hotel da cidade. Às vezes as maiores de
todas as maravilhas não são aquelas que exigem nossas palavras
maiores e melhores. Às vezes as maiores de todas as maravilhas
agarram nossos dedos com seus dedinhos pequeninos e capturam nossos
corações.


ORAÇÃO:
Eu não sei como entender seu incrível amor por nós, sim, mesmo
por mim. Como o Senhor poderia entrar no nosso mundo no nenê Jesus?
Como os magos, eu me prostro e louvo a Ti, Senhor Jesus, e nosso
Pai que te enviou. Quem é como o Senhor, ó Deus? Ninguém nem chega
perto. Mas, por alguma razão conhecida, somente pela sua graça, o
Senhor nos aproximou. Eu lhe louvo pela sua majestade e lhe louvo
pela sua manjedoura. Ao Senhor seja toda a glória, precioso Jesus.
Em seu nome ofereço este louvor. Amém.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DEVOCIONAL

Quinta-feira, 6 de Outubro, 2011



VERSÍCULO:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos a paz com Deus,por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.Romanos 5:1-2

PENSAMENTO:
Paz é mais do que o desejo passageiro de pessoas que apenas querem que todo mundo se dê bem e ter tudo andando calmamente. A paz que o apóstolo Paulo está descrevendo aqui, paz com Deus, é muito mais profunda do que um simples desejo de tranquilidade e falta de conflito. Jesus, através da sua obediência sacrifical, fez paz com Deus real para nós. Sim, Deus a providenciou pela graça.
Sim, Deus é o único que pode assegurá-la por causa dessa graça.
Mas, pelo fato dessa paz estar amarrada a Ele a ao Seu caráter,podemos regozijar e antecipar a glória do nosso glorioso Deus.

ORAÇÃO:

Ó grande Majestade nas alturas, eu Lhe louvo pelo 
presente da sua graça através de Jesus. Dê-me a confiança para que possa ficar firme, seguro e corajoso paraviver para o Senhor, com uma vida cheia de esperança ealegria. No nome de Jesus eu oro. Amém.