ConvivênciaAcompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano) | |
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio. 2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011? 3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore. 4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc. 5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore. |
Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
|
Da ordem ao caos (4º e 5º ano) | |
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas. 2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado. 3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo. 4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe. 5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida. |
Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
|
Respeito ao próximo
Essa atividade é feita no Colégio Novo Alicerce e sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.
Contrato pedagógico | |
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc. 2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário